terça-feira, 13 de setembro de 2011

SACO DE BRINQUEDOS

“Brincar mantém as crianças física e mentalmente ativas.”

Moyles (2009)

Queridas Famílias:



Nossa escola, em nosso Projeto Político-Pedagógico tem como um de seus princípios a criança como sujeito que possui o direito de brincar. Os profissionais da educação que aqui trabalham acreditam na concepção que brincar é criar, é oportunizar, é expressar, é sonhar, é desenvolver, é aprender, é divertir, é vivenciar, é alegria, é criatividade, é fantasiar, é imaginar, é ser feliz numa aprendizagem com prazer. Pensam também, como Moyles (2009), a qual afirma que:



Brincar é uma parte fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento nos primeiros anos de vida. As crianças brincam instintivamente e, portanto, os adultos deveriam aproveitar essa inclinação "natural". Crianças que brincam confiantes tornam-se aprendizes vitalícios, capazes de pensar de forma abstrata e independente, assim como de correr riscos a fim de resolver problemas e aperfeiçoar sua compreensão. Significa que os programas de educação infantil inicial devem estar baseados em atividades lúdicas como princípio central das experiências de aprendizagem.



A partir dessa concepção procuramos, em nossa escola, programar atividades em que o brincar se torne presente e as atividades tomem sentido pelas crianças, através da observação de suas próprias brincadeiras, pois segundo a mesma autora: “O brincar proporciona essa base essencial. É muito importante que as crianças aprendam a valorizar suas brincadeiras, o que só pode acontecer se elas forem igualmente valorizadas por aqueles que as cercam”.

Assim ainda, segundo a autora “o papel do adulto é o de sustentar a brincadeira, observando as ações e necessidades da criança para oferecer recursos adicionais (humanos ou materiais) que garantam a progressão na aprendizagem. À medida que brincam e agem sobre a realidade, as crianças devem ser incentivadas a narrar e dar sentido a suas próprias atividades.”

Através do diário de bordo a família poderá registrar como foi a experiência com os brinquedos do saco itinerante de brinquedos.

Desde já agradecemos pela parceria na educação das nossas crianças e pela participação nessa atividade tão significativa.



BOAS BRINCADEIRAS!


Referências Bibliográficas:

Revista Pátio – Educação Infantil- Existe uma Pedagogia da infância? Ano VII - Nº 21 – Novembro/Dezembro 2009

Projeto Político-Pedagógico. EMEI Aldo Pohlmann

Vejam como foi o lançamento esse ano:





Nenhum comentário: