quarta-feira, 29 de maio de 2013

SACO DE BRINQUEDOS

HOJE, NOSSO AMIGO CHULÉ NOS TROUXE UM PRESENTÃO!!

O SACO DE BRINQUEDOS ITINERANTE!

PARA SER LEVADO E BRINCADO EM TODAS AS FAMÍLIAS!!!

AGUARDEM SUA VISITA!

TEXTO QUE ACOMPANHA O SACO DE BRINQUEDOS NO DIÁRIO DE BORDO:

“Brincar mantém as crianças física e mentalmente ativas.”
Moyles (2009)
Queridas Famílias:
            Nossa escola, em nosso Projeto Político-Pedagógico possui como um de seus princípios: A criança como sujeito que possui o direito de brincar. Acreditamos que, como Moyles (2009), a qual afirma que:
                              
Brincar é uma parte fundamental da aprendizagem e do desenvolvimento nos primeiros anos de vida. As crianças brincam instintivamente e, portanto, os adultos deveriam aproveitar essa inclinação "natural". Crianças que brincam confiantes tornam-se aprendizes vitalícios, capazes de pensar de forma abstrata e independente, assim como de correr riscos a fim de resolver problemas e aperfeiçoar sua compreensão. Significa que os programas de educação infantil inicial devem estar baseados em atividades lúdicas como princípio central das experiências de aprendizagem.

A partir dessa concepção procuramos, em nossa escola, programar atividades em que o brincar se torne presente e as atividades tomem sentido pelas crianças, através da observação de suas próprias brincadeiras, pois segundo a mesma autora: “O brincar proporciona essa base essencial. É muito importante que as crianças aprendam a valorizar suas brincadeiras, o que só pode acontecer se elas forem igualmente valorizadas por aqueles que as cercam”.
Assim ainda, segundo a autora “o papel do adulto é o de sustentar a brincadeira, observando as ações e ne­cessidades da criança para oferecer recursos adicionais (humanos ou materiais)  ar"o a programaç "es em que o brincar se torne presente e as atividades tomem sentido pelas criaque garantam a progressão na aprendizagem. À medida que brincam e agem sobre a realidade, as crianças devem ser incentivadas a narrar e dar sentido a suas próprias atividades”.
            Através desse diário de campo a família poderá registrar como foi a experiência com os brinquedos do saco itinerante de brinquedos, o qual permanecerá em sua casa conforme número de dias estipulados com a professora.
            Desde já agradecemos pela parceria na educação das nossas crianças e pela participação nessa atividade tão significativa.
BOAS BRINCADEIRAS! 

Referências Bibliográficas:
Revista Pátio – Educação Infantil- Existe uma Pedagogia da infância? Ano VII - Nº 21 – Novembro/Dezembro 2009

Projeto Político-Pedagógico. EMEI Aldo Pohlmann, 2013.





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