domingo, 24 de fevereiro de 2013

PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS E SUA IMPORTÂNCIA

DIA 25 INICIAREMOS O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS AO NOVO AMBIENTE ESCOLAR ... NOVAS PROFESSORAS.. NOVOS COLEGAS.. 
PARA ISSO ELABORAMOS TEXTO, QUE FOI ENTREGUE A TODAS AS FAMÍLIAS, COM ARGUMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE MOMENTO NA VIDA DE CADA CRIANÇA, RESPEITANDO O RITMO DE CADA UMA, BEM COMO DICAS PARA QUE TENHAMOS SUCESSO NESSA TRANSIÇÃO, CONTANDO COM A AJUDA E APOIO DE TODOS!

A IMPORTÂNCIA DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

A ADAPTAÇÃO É UM PROCESSO NECESSÁRIO E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, POIS, MUITAS VEZES, SE CONSTITUI NA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE SEPARAÇÃO DA CRIANÇA, FATO QUE PRECISA SER CONHECIDO E VALORIZADO, CASO CONTRÁRIO, PODERÁ TER IMPLICAÇÕES POR TODA A VIDA DA CRIANÇA. ESSA TRANSIÇÃO SE INICIA NOS PRIMEIROS CONTATOS QUE TEMOS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA, INFLUÊNCIANDO NAS RELAÇÕES. A ADAPTAÇÃO É UM SOMATÓRIO DE FATORES QUE VÃO CARACTERIZAR CADA CASO, ALÉM DE SER UM PROCESSO COMPLEXO E GRADUAL, PORÉM SUPERADO EM POUCO TEMPO, MAS IMPLICANDO EM REORGANIZAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, SENDO QUE, PARA CADA CRIANÇA, DEVE SER RESPEITADO SEU TEMPO E PRÓPRIO RITMO DE SE ADAPTAR ÀS NOVAS SITUAÇÕES.
PARA ISSO, REALIZAMOS ENTREVISTAS COM OS FAMILIARES DA CRIANÇA PARA O MELHOR ACOMPANHAMENTO DURANTE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO, CARACTERIZANDO-SE, TAMBÉM, NUM EXCELENTE MOMENTO PARA TROCAS DE INFORMAÇÕES E O ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS. ALÉM DISSO, PLANEJAMOS HORÁRIOS EM PEQUENOS GRUPOS E ATIVIDADES ESPECIAIS NESSE PERÍODO INICIAL DE INGRESSO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NOS SEUS PRIMEIROS DIAS NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
A CRIANÇA PASSA POR UM PROCESSO DE ADAPTAÇÃO ATÉ QUE ESTEJA VIVENCIANDO A NOVA SITUAÇÃO E REVELE MENOR SOFRIMENTO PELO AFASTAMENTO MATERNO, PRINCIPALMENTE. A CRIANÇA PODE APRESENTAR REAÇÕES, DITAS NORMAIS, COMO: CHORO, GRITOS, MAU HUMOR, BATER NAS PESSOAS, DEITAR-SE NO CHÃO, PASSIVIDADE, APATIA, RESISTÊNCIA À ALIMENTAÇÃO OU AO SONO, COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS E ATÉ APARECIMENTO DE DOENÇAS COMO: FEBRE, VÔMITOS, DIARREIA, BRONQUITE, ALERGIAS, ETC, FATOS QUE PODEM OCORRER PELO GRANDE INVESTIMENTO EMOCIONAL DA CRIANÇA DURENTE ESSE PROCESSO TORNANDO-A MENOS RESISTENTE A INFECÇÕES, NO ENTANTO, SALIENTAMOS ALGUMAS DICAS PARA QUE TENHAMOS SUCESSO:

- EVITEM REALIZAR MAIS MUDANÇAS NO COTIDIANO DA CRIANÇA, PRIORIZANDO APENAS O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO COM A ESCOLA;
- ORGANIZEM-SE PARA QUE UM FAMILIAR, QUE TENHA UMA BOA RELAÇÃO AFETIVA COM A CRIANÇA, POSSA ACOMPANHAR ESSES PRIMEIROS DIAS;
- PREPAREM A CRIANÇA PARA ESSE PROCESSO, DEMONSTRANDO CONFIANÇA NESSE ESPAÇO, QUE IRÁ GOSTAR, VAI FAZER AMIGOS, APRENDER E QUE SERÁ BEM CUIDADA, INCENTIVANDO A RELAÇÃO COM AS PROFESSORAS;
- AFIRMEM QUE IRÃO LEVÁ-LO, QUE ESPERARÃO NA RECEPÇÃO (CASO POSSAM REALMENTE ESPERAR) OU QUE IRÃO BUSCÁ-LA NO HORÁRIO COMBINADO.
- TRAGAM-A SEMPRE CAMINHANDO, POIS EVITAREMOS O CHORO E A ANSIEDADE RETIRANDO-A DE SEU COLO;
- CUMPRAM OS HORÁRIOS COMBINADOS COM A PROFESSORA, POIS PODE SE SENTIR ABANDONADA;
- EVITEM DESPEDIDAS LONGAS, SEM ESPIAR PELA JANELA, POIS SE PERCEBIDO PELA CRIANÇA, PODE TRANSMITIR INSEGURANÇA E QUERER FICAR COM O FAMILIAR, REINICIANDO O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO.
- EVITEM FALAS NEGATIVAS SOBRE ELA OU ESSE PROCESSO NA PRESENÇA DA CRIANÇA;
- QUESTIONEM SOBRE COMO FOI O DIA, MAS SEM PRESSIONAR POR RESPOSTAS.

NESSE PERÍODO, CASO ACONTEÇAM EVENTUAIS SINAIS DAS CRIANÇAS REAVALIAREMOS AS PRÁTICAS E CONDIÇÕES NAS RELAÇÕES, PROCURANDO IDENTIFICAR O QUE PODE SER FEITO PARA AUXILIAR NA ADAPTAÇÃO, POIS BUSCAMOS PROPORCIONAR UM ESPAÇO PRECIOSO DE INTERAÇÃO, ONDE SE SINTAM ACOLHIDOS E ACREDITEM NESSE ESPAÇO DESTINADO À EDUCAÇÃO, AO ATENDIMENTO E AO CUIDADO FÍSICO E EMOCIONAL DE CRIANÇAS PEQUENAS, PARTILHANDO IDEIAS E OPINIÕES, RESPEITANDO A INDIVIDUALIDADE DA CRIANÇA E DO ADULTO, GANHANDO EM QUALIDADE E INTEGRANDO O DESENVOLVIMENTO E A INTERLOCUÇÃO DOS SABERES INFANTIS.
SEJAM MUITO BEM-VINDOS E QUE TENHAMOS UM ÓTIMO ANO LETIVO DE 2013!

TEXTO ELABORADO PELA COORDENADORA PEDAGÓGICA LUCIANE FROSI PIVA E EQUIPE DA EMEI ALDO POHLMANN, A PARTIR DO CAPÍTULO DE ANDREA RAPOPORT DO LIVRO: O DIA A DIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE 2012.

Nenhum comentário: