quarta-feira, 7 de março de 2012

ANO LETIVO INICIANDO - MOMENTO DA ADAPTAÇÃO

Iniciamos o ano letivo em 13 de fevereiro e após reuniões, discussões sobre nossas Normas para 2012 e entrevistas com os familiares, em 22 de fevereiro iniciamos a etapa de adaptações!!!!

Todos precisam contribuir nesse momento tão aguardado e significativo no processo escolar das crianças. Assim, abaixo, texto com dicas importantes:

Adaptação na Escola
Algumas dicas de como a família pode agir no período de adaptação na escola, uma fase tão importante na vida da criança.
A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina. A partir de agora, o seu (sua) filho (a) vai passar algumas horas por dia longe de vocês, na companhia de adultos e crianças que até ontem ele (a) não conhecia. Então, para começar, você deve saber que a adaptação é necessária e é um momento de transição na vida da criança, tempo que precisa ser respeitado conforme o período estabelecido pela escola.
Por isso demonstrem estar tranquilos em relação à escola e transmitam essa tranquilidade à criança. Na entrevista, tão importante quanto a adaptação, é o momento em que a (s) professora (s) pode conhecer as necessidades básicas de seu (sua) filho (a), suas características evolutivas e ter informações quanto aos aspectos de saúde, higiene e nutrição infantil. A família deve procurar conhecer os rituais da escola, frequentar as reuniões e abrir um canal de comunicação com o (a) professor (a). Além de acompanhar os primeiros dias da criança na escola, é importante que a família se envolva, conheça as instalações da mesma, os professores, a coordenadora pedagógica (Luciane), a diretora (Giseli) e os pais das outras crianças, facilitando a integração das crianças também.
Digam que ele (a) vai para a escola a partir de um determinado dia, que você vai levá-lo (a), vai buscá-lo (a) e que o (a) acompanhará no início, no entanto sem longas explicações, para evitar despertar suspeitas e insegurança. O melhor é dizer a verdade, explicar que irão acompanhá-lo (a) por um período, mas que, depois disso, vocês vão voltar ao trabalho e ele (a) vai ficar com a professora e com os colegas. A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a família, mas é superado em pouco tempo. Fale dos novos amigos que vai fazer, da professora, de como é a escola e o que acontece por lá, ou seja, nada como uma boa conversa.
Cabe à família entregar a criança aos professores, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola, evitando deixar esse encargo de retirar a criança do colo do familiar pela professora. Talvez, algumas vezes, seu (sua) filho (a) chore e insista em ir embora. Em outras, poderá sequer exigir a presença dos pais nos primeiros dias. Caso seu (sua) filho (a) chore, procure identificar se não é um choro manipulatório, pois há crianças que fazem uso dessa artimanha para impedir que os pais as deixem. Muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar e interagir com os colegas, sendo importante que o (a) incentive a procurar a ajuda da sua professora(s) quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ela (s).
 Há momentos em que é importante ir embora sem olhar para trás, para evitar que essa situação se arraste por mais tempo, despedindo-se naturalmente. Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença, bem como outras mudanças na rotina a não ser vir à escola. Converse com os professores e a coordenadora para decidir como agir e intervir em casos como esse, caso considere necessário.
Quando as aulas começarem, escutem o que a criança tem a dizer e perguntem o que aprendeu, mas nunca pressionem por respostas.
Salientamos, por fim, que o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado principalmente pelos pais, pois a escola é apenas um suporte facilitador para todo o processo. Os pais também devem acompanhar a rotina da criança através da agenda escolar, onde as professoras anotam recados ou comunicam algo significativo do dia da criança.
Que tenhamos um ótimo ano letivo e que todos se sintam muito bem-vindos no nosso ambiente escolar!
Fonte: Marina Azaredo; Débora Beni do site: http://guiadobebe.uol.com.br/socializacao-e-adaptacao-da-crianca-na-pre-escola/, adaptado pela Equipe da EMEI Aldo Pohlmann.

Nenhum comentário: